quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Setembro Amarelo: Falar é a melhor opção


 
Primeiro Encontro de Conscientização e Prevenção ao Suicídio - "Setembro Amarelo".
Secretaria Municipal de Saude de Flórida Paulista
Vamos falar sobre o Setembro Amarelo.

Para quem não sabe, no mês de setembro é organizado e divulgado a campanha de conscientização e prevenção do suicídio. Essa campanha tem como objetivo alertar a população brasileira sobre os índices de suicídio não somente do nosso país, mas do mundo em geral e suas formas de prevenção.

O Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2014 e foi desenvolvido pelo  CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Dia 10 de setembro é o dia mundial da prevenção ao suicídio.

32 brasileiros morrem por dia, vítimas do suicídio, esse número é maior do que mortes por AIDS e alguns tipos de câncer.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 9 em cada 10 casos poderiam ter sido evitados ou prevenidos se a pessoa tivesse recebido a ajuda ou procurado algum tipo de auxílio. 

Em uma sala com 30 pessoas, 5 delas já pensaram em suicídio. 

A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, totalizando quase 1 milhão de pessoas todo ano.

Vários motivos podem levar alguém ao suicídio. Não é um motivo único, e sim um conjunto de situações. Pensar em suicídio faz parte da natureza humana.

Os homens normalmente se matam mais, embora as mulheres tentem mais vezes. Outro dado relevante é que homossexuais, bissexuais e transexuais tem índices maiores de suicídio. Essas tendências estão ligadas a causas culturais e preconceitos sociais. 

Informações obtidas em: http://www.setembroamarelo.org.br/

Chega de dados e vamos conversar.
                                                                         
Pessoas morrem todos os dias por mais diversos motivos, sabemos disso e o suicídio é um deles e o que mais me incomoda é que poderia ser evitado ou prevenido na maioria das vezes.

Eu tenho um amigo que infelizmente fez uso do suicídio e hoje me pergunto se seria diferente se ele tivesse falado exposto o que estava sentindo. Ele não era uma pessoa ignorante, era instruído, porem tinha problemas como todos nós temos, sofria pressão de uma sociedade torpe, cheia de regras e coisas que nos fazem muitas vezes questionar se vale a pena continuar aqui. Eu não pude ajuda-lo quando ele precisou, porque justamente, não falávamos sobre esse assunto.

O suicídio não é covardia, não é falta de consideração da pessoa por aqueles que a amam, não é para ser um tabu, precisamos falar sobre e parem de ter essa visão fechada sobre assuntos desse gênero. 

O slogan da campanha é “FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO” e isso é a verdade, falando, você põe para fora o que te sufoca, falando você exprime o que está sentindo, você chora, alivia o coração e organiza os pensamentos. 

Falar é a melhor solução, mas quando alguém for até você para falar, não o julgue, não dê sermão, não seja arrogante, apenas ouça, dê atenção, mostre importância, esteja à disposição, seja o ombro amigo, seja o companheiro, seja o confidente, seja o irmão, seja o amor que você gostaria de receber.

Agora eu falo diretamente para você, amigo que está lendo esse texto, que se por algum momento você pensou em cometer o suicídio, se você está se sentindo perdido, isolado, sem amigos, não vê motivo para continuar lutando e seguindo a sua jornada, saiba que estou aqui, a disposição para te ouvir, te peço para não desistir, te peço para tentar mais uma vez.
Não desista de tentar viver, a vida é muito importante e a sua é uma delas que deve ser mantida.

Se você não quiser falar, peço que acesse os canais disponibilizados pelo CVV através do site http://www.cvv.org.br/. Possuem voluntários 24 horas do dia dispostos a te ouvir.

FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO!
Tudo pode mudar com uma simples pergunta:
Como vai você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário