sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Outubro Rosa

Superar o câncer é determinação, é lutar, é assumir a autoimagem, é vencer os preconceitos como pessoa exatamente igual a qualquer um, questões de pensamentos, valores e aceitação, mudança de vida e, principalmente, querer viver. Equipe de Saúde Centro de Saúde II.


Outubro Rosa é o nome dado para uma campanha internacional para sensibilização da população para o problema do câncer de mama.
Este movimento teve a sua origem nos Estados Unidos, depois do Congresso ter determinado o mês de Outubro como o mês da prevenção desta doença. Durante este mês são feitas várias atividades que promovem a detecção precoce do câncer de mama.
Durante o mês de Outubro, são organizadas várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. Também são angariados fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama.
Uma das características do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos importantes com a cor rosa como forma de apoio à causa. No Brasil, o primeiro monumento com esta iluminação foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano 2002. Atualmente, são também iluminados outros monumentos, como o Palácio do Planalto, o Panteão da Pátria Tancredo Neves, Cristo Redentor, o Congresso Nacional e vários outros.
O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa, algo que começou graças à G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de sensibilização do câncer de mama, organizada em 1991 na cidade de Nova Iorque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário